sexta-feira, 21 de junho de 2019

HIGIENE BRÔNQUICA NA FISIOTERAPIA COM CRIANÇAS




Todas as manobras, manuseios, movimentos que favorecem a ventilação, promovem a higiene brônquica. Entre os recursos eficientes que não utilizam pressão torácica estão os alongamentos passivos e miofasciais dos músculos acessórios da respiração (cervicais, escapulares e peitorais). Ao serem utilizados em excesso os músculos acessórios diminuem a eficácia da função diafragmática e deixam a respiração mais superficial. Sendo assim, ao diminuirmos o esforço excessivo destes músculos, melhoramos a função do diafragmática e a mobilidade torácica, a respiração torna-se mais eficiente e favorece o deslocamento das secreções.  
Os posicionamentos que procuram beneficiar a função diafragmática também são excelentes recursos, já que, trabalhando de modo mais eficaz o diafragma promove melhor ventilação pulmonar, favorecendo a higiene brônquica. Em condições respiratórias graves as crianças fazem hiperextensão da cervical e torácica, elevando as últimas costelas, deixando o diafragma em condição desfavorável para trabalhar. Por isso, o fisioterapeuta deve coloca-las em posturas em que a pressão abdominal seja favorecida, utilizando trações durante o atendimento e travesseiros e rolinhos de posicionamento para posicionar a criança depois. 
Os apoios sobre o abdômen também são bons recursos para promover a higiene brônquica, uma vez que beneficiam a função diafragmática. Assim, o apoio no espaço íleo-costal e o apoio abdominal inferior podem ser utilizados para promover um estímulo proprioceptivo ao diafragma, o que tornará a função deste músculo mais eficiente, promovendo respirações mais profundas e, consequentemente o deslocamento de secreções. 
As manobras miofasciais sobre a caixa torácica, como a manobra circular do esterno, onde o fisioterapeuta realiza movimentos circulares sobre a fáscia, mas sem pressão, sobre a região esternal, contribui para uma melhor mobilidade torácica e, consequentemente, para um deslocamento mais eficiente das secreções. Lembre-se, todas as manobras, manuseios e movimentos que favorecem a ventilação, promovem a higiene brônquica.
Para saber mais sobre este modo de fazer e pensar a Fisioterapia Respiratória Pediátrica, visite o site RTA Online (https://rtaonline.com.br/o-metodo/tecnica). O RTA – Reequilíbrio Toracoabdominal – é um método de terapia manual global que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores através da reorganização do sinergismo muscular respiratório, que se perde na presença de disfunção respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário