Pensar
o desenvolvimento humano, independente da perspectiva que se escolha, é pensar
o corpo. Não se trata de ser biologicista, o fato é que o ser humano só é com um
corpo. “Em síntese, o desenvolvimento do psiquismo humano, ou da mente humana,
parte do corpo, é corpóreo, na medida em que o cérebro é um órgão do corpo e
não o contrário”, diz Vitor da Fonseca.
Para
compreender o que é Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é preciso compreender
o sujeito humano, enquanto um sujeito biopsicossocial, que pensa, sente, se
relaciona, se emociona e se movimenta.
Mesmo
antes de nascer o bebê já se movimenta dentro da barriga da mãe. Quando ele
nasce, passa a perceber o mundo através de seus órgãos do sentido. Seus
movimentos, logo que nasce, são todos reflexos. Mas, na medida em que os dias
passam, ele vai percebendo o toque, a luz, os sons e novos movimentos vão
surgindo. Seu cérebro vai fazendo relações, estabelecendo novas conexões
(sinapses). A isso chamamos aprendizagem.
Nesta
perspectiva, é impossível compreender o ser humano e seu desenvolvimento, por partes,
como um quebra-cabeça. As aprendizagens motora, cognitiva, afetiva, social,
sensorial, são indissociáveis. O desenvolvimento humano, assim como o amadurecimento
de seu sistema nervoso, é absolutamente complexo e integrado. Sendo assim,
pensar no desenvolvimento da criança, olhando apenas para seus aspectos motores
é percebê-la de modo fragmentado e, portanto, incompleto. O desenvolvimento infantil, é neuropsicomotor
e também social, afetivo e simbólico.
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