quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O QUE É DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

Pensar o desenvolvimento humano, independente da perspectiva que se escolha, é pensar o corpo. Não se trata de ser biologicista, o fato é que o ser humano só é com um corpo. “Em síntese, o desenvolvimento do psiquismo humano, ou da mente humana, parte do corpo, é corpóreo, na medida em que o cérebro é um órgão do corpo e não o contrário”, diz Vitor da Fonseca.

Para compreender o que é Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é preciso compreender o sujeito humano, enquanto um sujeito biopsicossocial, que pensa, sente, se relaciona, se emociona e se movimenta.

Mesmo antes de nascer o bebê já se movimenta dentro da barriga da mãe. Quando ele nasce, passa a perceber o mundo através de seus órgãos do sentido. Seus movimentos, logo que nasce, são todos reflexos. Mas, na medida em que os dias passam, ele vai percebendo o toque, a luz, os sons e novos movimentos vão surgindo. Seu cérebro vai fazendo relações, estabelecendo novas conexões (sinapses). A isso chamamos aprendizagem.

Nesta perspectiva, é impossível compreender o ser humano e seu desenvolvimento, por partes, como um quebra-cabeça. As aprendizagens motora, cognitiva, afetiva, social, sensorial, são indissociáveis. O desenvolvimento humano, assim como o amadurecimento de seu sistema nervoso, é absolutamente complexo e integrado. Sendo assim, pensar no desenvolvimento da criança, olhando apenas para seus aspectos motores é percebê-la de modo fragmentado e, portanto, incompleto.  O desenvolvimento infantil, é neuropsicomotor e também social, afetivo e simbólico. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário