segunda-feira, 21 de maio de 2018

JOGANDO IMAGEM E AÇÃO COM CONCEITOS DA FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA: METODOLOGIA A(FE)TIVA

Atualmente fala-se muito em Metodologias Ativas.  Particularmente sempre gostei de desenvolver dinâmicas que mobilizassem sentimentos que ajudassem meus alunos a melhor memorizar e apreender conceitos. Por hábito, utilizo pouco expressões que podem se tornar modismos, por isso, no lugar de Metodologias Ativas, proponho aqui o uso de uma Metodologia A(fe)tiva, pois acredito de fato que aquilo que nos afeta, permanece conosco por mais tempo e aumenta as chances de que esse aprendizado se torne mais efetivo. 
Hoje foi dia de jogar IMAGEM E AÇÃO com conceitos da Fisioterapia Neuropediátrica. Foram 41 conceitos divididos em 4 temáticas (Desordens da postura e do movimento, Reflexos Arcaicos, Habilidades Motoras e Patologias). A turma foi dividida em 7 grupos e a cada rodada um integrante do grupo sorteava um papel com a função que deveria interpretar por 30 segundos para que seu grupo pudesse identificar. O grupo com maior número de acertos seria o vencedor e ganharia um prêmio. Todos os integrantes da turma, no entanto, receberam um pirulito e deram muitas risadas enquanto revisávamos conceitos. Creio que essa noite vai ficar na memória desses queridos que são meu alunos da disciplina de Fisioterapia Neuropediátrica da Unisc. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário