quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA, UM OLHAR A PARTIR DE VYGOTSKY (ARTIGO)

Penso que os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal e dos Níveis de Desenvolvimento Potencial e Real, desenvolvidos por Lev Semyonovich Vygotsky, nos ajudam a pensar inúmeras questões em diversas áreas do conhecimento.  
Em 2015 apresentei, durante o VII Colóquio Nacional Leitura e Cognição e I Simpósio Internacional de Leitura, Literatura, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o trabalho “A mediação de leitura na escola, um olhar a partir de Vygotsky”, onde abordo a necessidade de um leitor mais experiente (o mediador de leitura) que possa mediar a relação entre o texto escrito e o futuro leitor a partir da perspectiva de Vygotsky.
O trabalho agora está disponível, junto com os demais trabalhos apresentados no evento, no e-book “Literatura, Linguagem e Mídia: convergências e cenários”. São organizadores do livro os professores: Ana Cristina Pelosi; Cristiane Lindemann;  Ernesto Söhnle Jr.; Eunice Piazza Gai; José Arlei Cardoso e Rafael Eisinger Guimarães. 
O e-book está disponível no link que segue a seguir. Meu artigo “A mediação de leitura na escola, um olhar a partir de Vygotsky”, inicia na página 271.
LITERATURA, LINGUAGEM E MÍDIA: CONVERGÊNCIAS E CENÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário